Redação
Enem nota mil – Enem 2018 – Thais Saeger
TEMA: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de
dados na internet".
É
fato que a tecnologia revolucionou a vida em sociedade nas mais variadas
esferas, a exemplo da saúde, dos transportes e das relações sociais. No que
concerne ao uso da internet, a rede potencializou o fenômeno da massificação do
consumo, pois permitiu, por meio da construção de um banco de dados, oferecer
produtos de acordo com os interesses dos usuários. Tal personalização se
observa, também, na divulgação de informações que, dessa forma, se tornam,
muitas vezes, tendenciosas. Nesse sentido, é necessário analisar tal quadro,
intrinsecamente ligado a aspectos educacionais e econômicos.
É importante ressaltar, em
primeiro plano, de que forma o controle de dados na internet permite a
manipulação do comportamento dos usuários. Isso ocorre, em grande parte, devido
ao baixo senso crítico da população, fruto de uma educação tecnicista, na qual
não há estímulo ao questionamento. Sob esse âmbito, a internet usufrui dessa
vulnerabilidade e, por intermédio de uma análise dos sites mais visitados por
determinado indivíduo, consegue rastrear seus gostos e propor notícias ligadas
aos seus interesses, limitando, assim, o modo de pensar dos cidadãos. Em meio a
isso, uma analogia com a educação libertadora proposta por Paulo Freire
mostra-se possível, uma vez que o pedagogo defendia um ensino capaz de
estimular a reflexão e, dessa forma, libertar o indivíduo da situação a qual
encontra-se sujeitado - neste caso, a manipulação.
Cabe mencionar, em segundo
plano, quais os interesses atendidos por tal controle de dados. Essa questão
ocorre devido ao capitalismo, modelo econômico vigente desde o fim da Guerra
Fria, em 1991, o qual estimula o consumo em massa. Nesse âmbito, a tecnologia,
aliada aos interesses do capital, também propõe aos usuários da rede produtos
que eles acreditam ser personalizados. Partindo desse pressuposto, esse cenário
corrobora o termo "ilusão da contemporaneidade" defendido pelo
filósofo Sartre, já que os cidadãos acreditam estar escolhendo uma mercadoria
diferenciada mas, na verdade, trata-se de uma manipulação que visa ampliar o
consumo.
Infere-se,
portanto, que o controle do comportamento dos usuários possui íntima relação
com aspectos educacionais e econômicos. Desse modo, é imperiosa uma ação do
MEC, que deve, por meio da oferta de debates e seminários nas escolas, orientar
os alunos a buscarem informações de fontes confiáveis como artigos científicos
ou por intermédio da checagem de dados, com o fito de estimular o senso crítico
dos estudantes e, dessa forma, evitar que sejam manipulados. Visando ao mesmo
objetivo, o MEC pode, ainda, oferecer uma disciplina de educação tecnológica
nas escolas, através de sua inclusão na Base Comum Curricular, causando um
importante impacto na construção da consciência coletiva. Assim, observar-se-ia
uma população mais crítica e menos iludida.
ATIVIDADE DO TEXTO
01° Por que esse texto é uma dissertação argumentativa?
Escreva seus elementos.
02° Destaque a exibição do tema, logo no primeiro parágrafo,
explicitando se foi com uma pergunta ou afirmação.
03° Apresente o trecho que comprova a tese em questão, ou
seja, a opinião da autora. Explicando-a.
04° A partir do segundo parágrafo a autora fundamenta-se com
argumentos para sustentar a sua tese, indique dentro desse fragmento a causa e
a consequência.
05° Agora, retire os argumentos de autoridade e o que ela
desejou repassar?
06° O que melhor destaca nesse texto referente a alusão
histórica e que traz uma comparação? Justifique.
07° Ao concluir a dissertação a autora ressalta soluções,
retire-as.
08° Mesmo com as soluções foi mencionada um resumo em
ralação a tese apresente-a.
09° Aborde os conectores que introduziram as orações
iniciais dos parágrafos.
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