1) Escreva no espaço o tipo de relação existente entre a oração
adverbial destacada e a oração principal:
a) “Mas o chá saiu tão bom, que os parentes vivem me pedindo um
pouco.” (Carlos
Drummond de Andrade)
_____________________________________________________
b) “(...) resolveu não dormir, porque valia a pena esperar de pé.”
(Aluísio Azeredo)
_________________________________________________________________________
c) “O povo não gosta de assassinos, embora inveje os valentes.”
(Carlos Drummond
de Andrade)
_________________________________________________________________
d) “Um amigo pinto trouxe um cavalete e tintas para que os
pintores amigos
possam pintar.” (Rubem Braga) ____________________________________________________
e) Se queres a paz, prepara a guerra.
__________________________________________
f) Quando chegou Domingo, chegou também a preguiça
(...).”(Carlos Drummond de
Andrade) _________________________________________________________________
g) “Como ele próprio diz com certa melancolia, levou uma vida
medíocre.” (Folha
de S.Paulo)
___________________________________________________________________
2. CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:
a. “Ficou ali, até que as sombras foram tomando conta das coisas”.
a. “Ficou ali, até que as sombras foram tomando conta das coisas”.
b. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se
acabando aos poucos.
c. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões
complicadas.
d. Como estava triste, isolou-se do grupo.
e. Tudo saiu conforme havíamos previsto.
f. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.
g. Mentiram para mim, como pude constatar.
h. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã.
3. “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o
Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)”
A oração grifada no período acima tem valor:
a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.
a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.
4. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre idéia
de proporção.
Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:
Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:
a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende.
5.
Escreva nos parênteses R para restritiva e E para explicativa: (1,0)
(
)Meus tios, que moram em São Paulo, chegaram ontem.
(
)Larissa, cuja apresentação foi boa, foi convidada a repeti-la na
semana que vem.
(
)Ana e João que sentam no fundo reclamam do barulho da sala.
(
)Esse é o livro que lhe falei anteriormente.
6-Circule
as orações subordinadas adjetivas abaixo: (1,0)
a) Duro é
o sofrimento que nasce do vício.
b) A
água, que é incolor, é indispensável.
c)
Comprei um papagaio que fala muito.
d) Deus,
que é o pai de todos, sabia da luta que ele tivera.
7-Classifique
as orações em Oração principal e orações subordinadas
adjetivas restritivas ou explicativas: (1,0)
a)Poucas
eram a árvores que o inverno despira.
R:
b)
Balançou a rede, que rangeu nos galhos.
R:
c) Os
artistas que declararam seu voto foram criticados.
R:
d) Você é
um dos poucos alunos que eu conheço.
R:
e) Eles
são um dos casais que falaram conosco ontem.
R:
8-Troque
os termos grifados por um adjetivo correspondente ao sentido: (1,0)
a)Por
favor, não faça um discurso que não tem fim.
R:
b) Ele
sente pelo filho adotivo um amor que não se pode definir.
R:
c) São
marcas que podem ser visualizadas.
R:
d) Este é
um tipo de tarefa que não se pode decifrar.
R:
e) É uma
imagem que não se pode descrever.
R:
9-Transforme
as frases abaixo em orações subordinadas adjetivas. Observe o termo grifado:
(1,0)
a)Os
garis trabalham com material reciclável.
R:
b)Há
homens e mulheres desempregados.
R:
c)Na
geladeira há alimentos inodoros.
R:
d)Receberão
os boletos os clientes cadastrados.
R:
10-Responda
as Questões teóricas: (1.0)
a)Qual a
função dos pronomes relativos nas orações subordinadas adjetivas?
R:
b)Quando
devemos usar o pronome relativo QUEM?
R:
c)Que
função é exercida pelas orações subordinadas adjetivas?
R:
11-Copie,
das orações, o pronome relativo e o termo antecedente, identificando-os. (1.0)
a) Meu
tio, que é advogado, orientou minha família no processo.
________________________________
b) As
crianças que gostam de brincar se divertiram muito na festa.
_______________________________
c) Eu,
que não sou perfeito, já errei muitas
vezes.___________________________________________
d) Os
artistas que declararam seu voto foram criticados.
_______________________________________
e) Os
artistas, que precisam de seus fãs, deveriam ser mais
atenciosos._____________________________________
12- “Fermentação
e destilação são as duas únicas receitas para se fabricar o álcool que pode ser
bebido. (Superinteressante, fev. 2000. p. 36.)”
a)Com
relação ao texto acima, pergunta-se: Todo álcool pode ser bebido? Justifique
sua resposta.(1.0)
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________
13-Forme
orações subordinadas adjetivas explicativa utilizando os termos a seguir: (1.0)
a) Terra;
planeta azul
____________________________________________
b) Luan Santana;
cantor sertanejo
____________________________________________
c) Os
homens; trabalham
____________________________________________
d) As
mulheres; sexo frágil
____________________________________________
14- Com o
auxílio dos pronomes relativos, transforme os períodos simples em períodos
compostos por subordinação. Se necessário, use a preposição. (1.0)
a) A
espingarda era muito velha. Jorge brincava com a espingarda.
____________________________________________
b)
Conheço todos esses rios. Você velejou por esses rios.
____________________________________________
c) Os
livros eram de Antônio. Você comprou os livros.
____________________________________________
d)
Fale-me sobre esta música. Você gosta tanto desta música.
___________________________________________
e)
Visitamos a cachoeira. As águas da cachoeira são cristalinas.
_______________________________________________
15- No trecho: "O pavão é um arco-íris de
plumas", enquanto procedimento estilístico temos uma:
A) metáfora
B) comparação
C) metonímia
D) hipérbole
16- Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
A) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
B) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.” (prosopopeia)
C) “Por você eu dançaria tango no teto.” (hipérbole)
D) Li Cecília Meirelles. (metáfora)
17- Na expressão: “Todos estão morrendo de sede”, a figura de pensamento presente é:
A) metáfora
B) hipérbole
C) pleonasmo
D) prosopopeia
18- Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é:
A) pleonasmo
B) comparação
C) eufemismo
D) hipérbole
A) metáfora
B) comparação
C) metonímia
D) hipérbole
16- Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
A) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
B) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.” (prosopopeia)
C) “Por você eu dançaria tango no teto.” (hipérbole)
D) Li Cecília Meirelles. (metáfora)
17- Na expressão: “Todos estão morrendo de sede”, a figura de pensamento presente é:
A) metáfora
B) hipérbole
C) pleonasmo
D) prosopopeia
18- Na expressão: “Faz dois anos que ele entregou a alma a Deus.” a figura de linguagem presente é:
A) pleonasmo
B) comparação
C) eufemismo
D) hipérbole
19- No trecho: “O vento beija meus cabelos.” (Lulu
Santos) tem-se a figura de linguagem:
A) personificação
B) metonímia
C) hipérbole
D) metáfora
A) personificação
B) metonímia
C) hipérbole
D) metáfora
20- “Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado”
(Martinho da Vila) a figura de linguagem é:
A) comparação
B) metáfora
C) hipérbole
D) pleonasmo
21- Assinale a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir:
A) comparação
B) metáfora
C) hipérbole
D) pleonasmo
21- Assinale a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir:
I. "Está provado, quem espera nunca alcança".
II. "Onde queres o lobo sou o irmão".
III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente.
IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular.
A) ironia - antítese - eufemismo - hipérbole
B) eufemismo - ironia - hipérbole - antítese
C) antítese - hipérbole - ironia - eufemismo
D) hipérbole - eufemismo - antítese - ironia
II. "Onde queres o lobo sou o irmão".
III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente.
IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular.
A) ironia - antítese - eufemismo - hipérbole
B) eufemismo - ironia - hipérbole - antítese
C) antítese - hipérbole - ironia - eufemismo
D) hipérbole - eufemismo - antítese - ironia
22- Assinale a figura de linguagem encontrada em:
"Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor."
A) comparação
B) eufemismo
C) pleonasmo
D) personificação
"Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor."
A) comparação
B) eufemismo
C) pleonasmo
D) personificação
23-
I- O vento vem vindo de longe, a noite se curva de frio.
(Cecília Meireles)
(Cecília Meireles)
II - Do relâmpago a cabeleira ruiva
Vem açoitar o rosto meu.
(Alphonsus de Guimaraens)
Vem açoitar o rosto meu.
(Alphonsus de Guimaraens)
III - A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.
(Monteiro Lobato)
(Monteiro Lobato)
IV - Nunca se afizera ao regime novo - essa indecência de negro igual a
branco e qualquer coisinha: a polícia! "Qualquer coisinha": Uma mucama
assada no forno porque se engraçou dela o senhor; uma novena de relho porque
disse: "Como é ruim, a sinhá"...
(Monteiro Lobato)
(Monteiro Lobato)
Assinale a alternativa que indica corretamente o ponto comum entre os
respectivos trechos:
A) a metonímia - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
B) a comparação - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
C) a hipérbole - trechos I e II; hipérbole - trechos III e IV.
D) a personificação - trechosI e II; ironia - trechos III e IV.
A) a metonímia - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
B) a comparação - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
C) a hipérbole - trechos I e II; hipérbole - trechos III e IV.
D) a personificação - trechosI e II; ironia - trechos III e IV.
24- Assinale a alternativa que encerra uma palavra empregada CONOTATIVAMENTE.A) Jovem hoje, viria a ter, sem dúvida, uma existência mais tranquila.
B) Todos dançam, suam, gritam juntos, e experimentam plena satisfação.
C) Pressentimos que estamos vivendo a aurora de um grande momento da história.
D) Os bailes e reuniões sociais eram quase invariavelmente ocasião de frustrações.
25- Nos versos: "Deixa em paz meu coração/que ele é um pote até
aqui de mágoa" verifica-se a seguinte figura de linguagem:
A)comparação
B) hipérbole
C) metáfora
D) metonímia
A)comparação
B) hipérbole
C) metáfora
D) metonímia
26- Na expressão “a natureza parece estar chorando”, do ponto de vista
estilístico, temos:
A) antítese
B) eufemismo
C) personificação
D) ironia
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